As principais características de um bom site:
O seu site é uma das portas de conexão entre você e o seu potencial consumidor. Você pode, sim, estar presente nas redes sociais tendo uma Fanpage no Facebook ou um perfil no Instagram, por exemplo.
No entanto, estes canais de comunicação — que são importantes para a sua empresa — não têm a mesma função que o seu site. Afinal, as redes sociais de seu negócio existem para promover e estreitar laços com a sua audiência.
O seu site existe e tem a função de comunicar e apresentar o seu negócio, independentemente do público que escolhe te seguir nas suas redes sociais. Na postagem de hoje, reunimos os pontos que devem ser levados em consideração no momento de criar o seu site. Então, continue a leitura para saber mais!
Para além de um cartão de visita digital:
Quando falamos em criar um site nos preocupamos com muitos pontos, afinal, ele será a apresentação de sua empresa. Uma das funções de um site é a de atrair públicos diversos para o seu negócio ou marca e fornecer as informações necessárias de sua empresa.
Para que o seu site execute essa tarefa com sucesso, é necessário analisar para além da função de existência dele. É preciso se atentar para as características do seu site. Em outras palavras, é necessário compreender os motivos que fazem um site ser bom e como esses motivos estão relacionados com a percepção do visitante.
Sobre essa relação entre conteúdo, usuário e navegação, elencamos os 5 pontos abaixo a partir do que chamamos de “experiência do usuário” (ou User Experience ou UX) que definem um bom site. Continue a leitura!
As 5 características de um bom site:
Atração:
Este ponto pode parecer óbvio, mas, na verdade, não é. A ideia de atração engloba muitos tópicos. No entanto, o núcleo é: o seu site está sendo atrativo aos seus visitantes? Essa pergunta nos faz repensar toda a estrutura do endereço digital, do mais básico ao mais avançado. Por exemplo, as cores de seu site estão condizentes com a sua identidade visual?
Um outro ponto a ser analisado em relação à atração é se o template de seu site corresponde ao que a marca deseja passar aos usuários. O site tem que exprimir a essência de sua marca. Não faria muito sentido um site de mecânica de motos ter um visual minimalista (apesar de não ser impossível, quando bem trabalho com a equipe responsável por projetar este site).
E o conteúdo do seu site? Existe uma organização quanto à hierarquia dos temas? Por exemplo, se o seu site abrir direto na página “Depoimentos”, não faria muito sentido ao visitante. Portanto, organizar e trabalhar a página inicial e as sub-páginas diz muito sobre a atração de seu site e aquilo que você quer comunicar ao visitante e potencial cliente.
Usabilidade:
É ruim quando estamos visitando algum site e não encontramos a informação que queremos, né? Em alguns momentos não conseguimos encontrar informações básicas, como por exemplo o contato da empresa. Por isso, estruturar a usabilidade de seu site para que ela seja intuitiva e de fácil compreensão reflete na qualidade de seu site.
Organizar os links e campos informativos é uma tarefa fundamental.
Além disso, um outro fator que recaí sob a usabilidade é a experiência de navegação do usuário. Por isso, se atente com a lentidão de seu site. Se as páginas demoram para carregar, por exemplo, o usuário pode desistir de abri-las e desistir de te contatar, por exemplo.
Responsividade:
Hoje em dia, é muito comum que o usuário acesse os sites a partir do celular ou tablet, não sendo restrito apenas ao computador desktop ou notebooks. As telas destes dispositivos portáteis são bem menores, quando comparadas com as de um monitor. Por isso, é importante saber se o seu site se adequa aos diferentes formatos de tela.
Se o seu site estiver funcionando apenas para uma experiência de navegação, qual a credibilidade que ele passa aos visitantes de outros formatos? Hoje em dia, é muito comum o site ser projetado para os diferentes formatos de tela.
Aqui na The Sauce, com um trabalho meticuloso e alinhado com seus objetivos, utilizamos plugins profissionais para que seu site tenha um visual moderno com tecnologias avançadas para fazer negócios pela internet.
Otimizado para SEO:
Um dos aspectos mais importantes de um bom site é a sua otimização para busca orgânica no Google. Isso significa que o site deve ser projetado e estruturado de maneira a aparecer nos primeiros resultados de pesquisa do Google para palavras-chave relevantes. Isso pode ser alcançado através de técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que incluem a criação de conteúdo relevante e valioso, o uso adequado de palavras-chave e a estruturação correta do site. Um site otimizado para busca orgânica no Google pode aumentar significativamente o tráfego orgânico e ajudar a construir a autoridade da sua marca online.
Plataforma segura de hospedagem:
Quando falamos sobre segurança na internet, devemos nos atentar com pontos importantes para a empresa e para o público em geral que vai visitar o site. Se o seu site expõe os dados de seus visitantes ou dados de sua empresa, qual é o estatuto de segurança que reside nele?
Dessa forma, a segurança de hospedagem, é a garantia de que as relações entre empresa e público serão conduzidas em ambientes online protegidos e que não exponham dados.
Além disso, se o seu endereço web é um e-commerce, a segurança deve ser também levada em consideração. Deixar a navegação segura para o seu público diz muito, sobre a experiência de navegação do usuário e a credibilidade de seu negócio.
Mídias e botões:
O último ponto a ser abordado são as mídias e os botões de seu site. As mídias (vídeos, fotos, áudios e etc) de seu site devem estar presentes nele e desempenhar alguma função. Não faria sentido a homepage de um site sobre Cereais ter fotos de frutas, correto? Então, saiba fazer a curadoria deste material.
Além disso, a qualidade das mídias diz muito sobre a qualidade de navegação, dessa forma, inserir imagens pixeladas, por exemplo, pode não ser atrativo aos seus visitantes e gerar uma má experiência.
Os botões, por sua vez, devem estar sempre indicando o que será realizado ao clicar. Os botões de seu site são sempre uma boa forma de levar os seus visitantes a uma outra página que você pretende endereçá-los. Além de mais atrativos, eles incentivam o clique.
Eles devem estar presentes em locais específicos e que façam sentido.
Não para por aí…
Essas foram algumas dicas e orientações sobre um bom site, a partir da experiência de navegação do usuário. Se você está pensando em mudar o template e layout de seu site, ou criar um novo, certifique-se de falar com profissionais que entendam do assunto.
A The Sauce oferece um serviço de criação de site com criatividade, segurança e qualidade. Clique aqui e converse com um dos especialistas da The Sauce.
The Sauce, o molho criativo para o seu projeto digital!