Agência The Sauce

Panorama de vídeos curtos no Brasil

Panorama de vídeos curtos no Brasil

Se o futuro das redes sociais são vídeos curtos e trabalhados na vertical, qual foi o panorama para este conteúdo que está crescendo nas redes sociais? Em uma pesquisa realizada entre a YOUPIX e a Nice House, podemos analisar alguns insights sobre o tema, por isso, continue a leitura para saber mais!

Se todas as redes agora vão virar plataformas de vídeos curtos, você precisa entender esse cenário. A pesquisa traz um panorama geral do uso de vídeos curtos no país, tanto por criadores quanto por marcas e agências. A pesquisa ainda mapeia quem são as pessoas criando conteúdo de vídeo curto no Brasil.

A pesquisa foi feita de forma on-line, os participantes dela variam entre marcas e criadores de conteúdo. Analisando quem usa vídeos curtos como forma de publicidade, a pesquisa busca entender o que é hype ou trend e o que é real por trás do formato mais buscado e comentado de 2022.

Qual o perfil dos criadores de conteúdo?

De modo geral, os criadores de conteúdo de vídeos curtos, estão espalhados pelo Brasil todo, mas, mais da metade do total de entrevistados residem na região Sudeste (59,4%). Além disso, no quesito raça ou cor, cerca de 45% se considera branca e 60% são homens cisgêneros. Com efeito, nem 10% dos entrevistados somados são pessoas trans ou não binárias. Mas, 54,7% se identificam como LGBTQIA+.

Em quais plataformas os criadores de vídeos curtos estão?

Espalhados entre: Instagram, Tik Tok, YouTube Shorts e Kwai, os criadores variam conforme a rede social, por isso, estudar cada uma delas é uma tarefa importante para as marcas.

Instagram: Mulheres, entre 24 a 35 anos.
Tik Tok: Mulheres, entre 16 e 25 anos (cerca de 66% têm menos de 30 anos).
YouTube Shorts: Homens, entre 25 e 40 anos.
Kwai: 25+ Millennials predominam na plataforma. A plataforma é mais usada na região Norte e Nordeste.

Quais são os nichos dos criadores de vídeos curtos?

O tema que as pessoas que trabalham com vídeos curtos pode variar entre as plataformas e o criador. No entanto, as dancinhas predominam, seguidas dos vídeos educativos e os tutoriais. O formato é bem receptivo para as dancinhas e para vídeos cômicos, mas, os vídeos curtos abraçam de tudo, incluindo as dublagens, que fica em último no ranking.

O que preferem quando o assunto é vídeo curto?

O Instagram é a rede social preferida do pessoal de marketing. O formato de publicidade ainda predomina na rede de fotos: 86% trabalham com o Instagram ao contratar criadores. Mas ainda temos 33,1% que usam merchan e 18,6% que contratam criadores para ghostwriting de vídeos.

Por outro lado, o TikTok é a principal escolha dos criadores de conteúdo. O motivo da escolha da rede pode ser compreendido em números: 69,8% engajamento e visibilidade, 51,6% diz que é onde seu público está e 34,2% informam facilidade de uso.

Mesmo quem tem a rede chinesa como casa ainda elege o Instagram como segunda opção. Afinal, ainda é onde o pessoal de marketing busca mais jobs. 59,4% dos criadores, inclusive, dizem que é no Instagram que ganham mais dinheiro.

É nítido que as marcas tenderão a trabalhar com criadores de conteúdo e que os vídeos curtos fazem parte de um processo muito grande para uma boa campanha nas redes sociais e fortalecimento do relacionamento das marcas.

Aqui na Sauce, oferecemos soluções corretas para a sua marca e presença digital. Fale com a gente clicando aqui e vamos fazer juntos a sua campanha digital!

Demo Title

Demo Description


Introducing your First Popup.
Customize text and design to perfectly suit your needs and preferences.

This will close in 20 seconds