Quando falamos de Marketing Digital, é bastante comum se deparar com termos, siglas, nomes e informações novas — e algumas até em outro idioma. Essa surpresa aparece quando vamos buscar as estratégias e ferramentas necessárias do Marketing Digital para conciliar com os objetivos do nosso negócio. Um dos serviços que você pode encontrar é a Landing Page.
Neste artigo, vamos te ajudar a entender melhor o conceito deste recurso. Mostraremos, também, como a Landing Page pode te ajudar com as vendas. Continue a leitura!
O que é uma Landing Page?
Landing Page é uma página que conta com todos os elementos que auxiliam o seu e-commerce ou serviço na conversão de um visitante, de um lead ou potencial cliente. Desse modo, elas são itens indispensáveis para campanhas de marketing digital.
Traduzido como ‘página de aterrissagem’ (e conhecidas como ‘página de destino’) uma Landing Page definia toda página que um usuário acessava para entrar no site. Logo, se algum usuário acessava o seu site a partir da postagem de um blog, essa página de entrada era a Landing Page deste usuário, por exemplo.
No entanto, no contexto de Marketing Digital, falar sobre Landing Page é definir aquela página que terá uma única função: a conversão do usuário.
Como funciona uma Landing Page?
O seu site pode atrair visitantes todos os dias, mas, a sua taxa de conversão é baixa. Como resolver este cenário e permitir que as visitas cheguem no próximo passo? Com uma Landing Page!
Em sua estrutura, a Landing Page é mais simples que as demais páginas de seu site, por exemplo. Isso porque queremos, com ela, que o visitante não tire o foco do que está fazendo. Nesta página, desejamos que o usuário execute uma ação e essa ação vai depender do objetivo da landing page.
Como mostra o exemplo abaixo, usado pela The Sauce, com um de nossos clientes:
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Existem diferentes tipos de Landing Pages. Quais são eles?
Conhecer os diferentes tipos de Landing Page é muito importante para auxiliar no marketing digital de sua loja ou site.
Uma boa Landing Page, somada com o seu objetivo, é uma ótima estratégia para fazer o seu negócio crescer com as vendas e alavancar frente aos seus concorrentes.
Os tipos mais comuns de Landing Pages são:
Landing Pages de Captura de Leads:
Página com o intuito de capturar leads para o seu negócio. Dessa forma, neste tipo de página você pode solicitar que o usuário preencha um formulário para que ele receba algum material ou cupom de desconto.
Landing Pages Click-throug:
Essa página tem o objetivo de orientar seu usuário a fazer alguma ação de clique para ser enviado ao destino final. Usada, geralmente em páginas com oferta, para converter o visitante em um cliente
Landing Pages de Agradecimento:
Usadas para agradecer o cliente, as páginas de agradecimento podem ser usadas para estreitar laços com o visitante e anunciar novas ofertas aos usuários. Além disso, você pode convidar o usuário a conhecer uma outra aba de seu site.
Landing Pages de Vendas:
Uma página específica para a venda de um produto. Nesta página você pode inserir depoimentos de quem já comprou, informações e fotos do produto, descontos especiais para quem estiver naquela página e um botão de compra.
Landing Pages de Eventos:
Usadas para divulgar um evento, estas páginas oferecem a possibilidade do visitante preencher algum formulário com informações para ser notificado do evento.
Quais os elementos de uma Landing Page?
Agora que sabemos o que é, para que serve e quais os tipos mais comuns de Landing Page, resta saber quais os elementos que aparecem nesta página. Vamos lá?
No momento de criação da landing page, conhecer as estratégias de busca, saber sobre o comportamento do usuário, objetivos com a página e a criatividade, são alguns dos pontos que é necessário se atentar. Por isso, os tópicos abaixo são essenciais em uma Landing Page de Sucesso.
Título e Subtítulo:
Landing pages são páginas como outras, por isso, elas são rastreáveis pelos buscadores. Portanto, fazer o uso de palavras-chave é fundamental para o alcance do objetivo.
Elementos visuais:
As imagens são fundamentais para a sua página de aterrissagem, porque elas transmitem a ideia principal do conteúdo e das ofertas.
Mas, você pode fazer uso de vídeos para a sua página. Os vídeos são indicados quando se quer apresentar com detalhes algum produto ou expor informações extras que são necessárias.
Muitas pessoas acessam vídeos para conhecer o produto, desse modo, porque não manter essa mídia em sua página? Afinal, você já deixa sintetizado para o consumidor os detalhes de seu produto.
Descrição de produtos:
Falando em detalhes… A descrição do produto se faz necessária. Seja por vídeo, imagem ou texto, a descrição deve ser concisa e precisa, portanto, mais objetiva possível.
Quanto mais objetivo, melhor. O consumidor precisa ser cativado.
Formulários:
Qualquer modelo de landing page pesquisado na internet vai ter um formulário, isso porque é pelos formulários que a conversão ocorre, a depender do objetivo.
Os campos a serem preenchidos devem ser plausíveis ao usuário, dessa forma, as pessoas se sentirão atraídas para inserir os dados e obter a solução desejada.
O seu formulário deve ser enxuto e objetivo. Além de precisar ter um design chamativo para cativar o usuário.
Botão CTA:
Fundamental para informar o que deve ser feito ao usuário, o botão de CTA (Call to Action) será o principal botão na sua landing, afinal, é por essa função que o usuário chegará ao destino final.
No caso das landing pages, o CTA é inserido, por exemplo, na forma de um botão que pode ser usado para baixar um conteúdo ou finalizar a compra.
Prova Social ou depoimentos:
Além da descrição do serviço ou produto, uma outra informação importante é o campo de depoimentos.
Para além do produto, o usuário quer saber qual a experiência de outros consumidores, por isso, é importante manter essa seção para que em uma única página o usuário tenha total acesso à experiência de compra.
Todos os estilos de landing pages e seus componentes têm uma função de uso específica, por isso, é importante contar com o apoio de um time e profissionais capacitados para atender a sua necessidade e te auxiliar na presença e conversões digitais.
Seja para vendas ou captação de leads, a The Sauce oferece uma ferramenta capaz de atrair futuros clientes e trazer resultados para suas campanhas de forma eficiente.
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